CAMINHOS DA DRAMATURGIA BRASILIENSE

A proposta é publicar um dossiê com textos dramatúrgicos produzidos nos últimos anos de vários autores, de modo a formar uma antologia da dramaturgia contemporânea produzida no DF. A ideia é incluir o máximo de autores possíveis, sejam eles já experientes e renomados ou iniciantes talentosos. Já temos 15 textos, incluindo nomes como Fernando Marques, Tullio Guimarães, Aurea Marinho, Antonio Roberto Gerin, Fernando Carvalho, Alice Stefânia Curi e Rita de Castro, dentre outros. Essa publicação será realizada ou em um periódico científico da área de Artes Cênicas OU em um livro. A editora PACO já aceitou a proposta e está interessada em publicar. Nossa preferência é por publicar em livro, no entanto, nesse caso, haveria um custo de publicação e, consequentemente, um financiamento a ser providenciado (campanha de arrecadação). Mas só poderemos saber quanto exatamente seria esse custo após recebermos todos os textos, pois o custo varia conforme número de páginas e caracteres de todos os textos somados.

Assim, estamos no período de recebimento dos textos até 31/07/2020. Posteriormente, vamos decidir a forma de publicação conforme a melhor viabilidade.

 

Para todos os textos publicados, os organizadores (Prof ª.Drª. Lidia Olinto, Ms.Yuri Fidelis e Cristian Lampert) escreverão uma pequena análise-crítica que precederá cada texto junto com um breve currículos dos autores (5 linhas no máximo). Os textos devem ser inéditos, mas esse ineditismo refere-se a publicação e não a montagem, isto é, textos já encenados são muito bem-vindos. Os textos também podem ser de autoria individual ou criados em processo colaborativo, sendo que, nesse último caso, ou todos os artistas envolvidos assinam ou o processo colaborativo é mencionado em nota de rodapé, contendo os nomes.

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS

Em caso de publicação em um periódico científico-artístico, todos autores terão que concordar que sua obra fique em acesso público online, sem qualquer lucro por venda. Já no caso de publicação em livro, todos os autores terão que assinar um contrato com a editora escolhida, recebendo todos uma porcentagem igual pela venda de exemplares após a primeira tiragem.

SOBRE OS ORGANIZADORES

Lidia Olinto

Desde 2000, atua profissionalmente na área de Artes Cênicas, exercendo funções variadas: atuação, direção, dramaturgia em processos colaborativos, assessoria teórica e produção de eventos artísticos e/ou acadêmicos; já tendo trabalhado com as companhias cariocas: Os Dezequilibrados, Dragão Voador Teatro Contemporâneo, Anti-Cia e Cia Laban de Dança. Fez mestrado e doutorado no Programa de PósGraduação em Artes da Cena da UNICAMP com bolsas concedida pela CAPES e FAPESP. Possui graduação em Teoria Teatral pela UNIRIO com iniciação científica (bolsas IC-UNIRIO e PIBIC). No doutorado, fez estágio de pesquisa (bolsa sanduíche) no Instituto Grotowski (Wroclaw, Polônia). Foi professora substituta no departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (2017-2018). Atualmente, faz pós-doutorado na UnB e é professora nesta mesma instituição e na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Brasília, na graduação (bacharelado e 2 licenciatura em Artes Cênicas) e pós-graduação (Especialização em Direção Teatral). Foi editora associada da revista ILINX (LUME-UNICAMP) e da PETER LANG International Academic Publishers e é atual coordenadora do Fórum de Pesquisas em Processo (ABRACE - Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas). Em sua formação teatral, estudou com: Gustavo Gasparani e Marcelo Vale (Cia. Dos Atores), Briget Pannet (Royal Academy of Dramatic Arts de Londres), Benes Markes (Living Theater) e Mietek Janowski, Andrzej Paluchiewicz, Thomas Richards e Mario Biagini, ex-parceiros de Jerzy Grotowski, dentre outros mestres brasileiros.

Para mais informações, acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5492047805153670

Yuri Fidelis

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral. É mestre em artes cênicas na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. É bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília.

Para mais informações, acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5264500590988272

Cristian Lampert

Ator e diretor. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina, no qual desenvolve um estudo sobre a coralidade como princípio de criação teatral no trabalho de atuantes e encenadores. Possui graduação em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral (2016) e Interpretação Teatral (2014) pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: interpretação, encenação, processo criativo e coralidade.

Para mais informações, acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5354445426194125

Caso esteja interessado(a) em participar, envie seu texto em WORD ou programa similar para que possamos juntar com os demais, formatar e etc. Também envie um resumo de currículo (5 linhas no máximo)! PARTICIPE!

ENDEREÇO

Fundação Brasileira de Teatro - FBT

Faculdade de Artes Dulcina de Moraes - FADM
SDS Bloco C N°. 30/64 Edifício FBT

Brasília/DF - Brasil – CEP: 70.392-902 

HORÁRIO DE

FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta 8h às 21h

Sábado 8h às 12h