Siga nosso link no Facebook: https://www.facebook.com/events/225058994849302/?active_tab=about

BRASIL ABRAÇA SEU PATRIMÔNIO CULTURAL
BRASÍLIA ABRAÇA A IGREJINHA DE PLANALTINA E A FACULDADE DULCINA DE MORAES

Abraço #1
Onde: Igreja de São Sebastião / Centro Histórico / Planaltina / Brasília
quando: 18 de agosto – 11 horas

Abraço #2:
onde: Faculdade de Artes Dulcina de Moraes / Conic / Plano Piloto / Brasília
quando: 18 de agosto – a partir das 15 horas

Nosso país tem um patrimônio cultural rico e diverso, o qual vem sendo objeto de abandono, descaso e destruição, apesar da atuação dos órgãos federal, estaduais e municipais voltados à sua preservação, cujos recursos humanos e econômicos tem sido sempre – e atualmente mais do que nunca – inferiores ao necessário para que possam cumprir plenamente suas funções.

Preservar nossa memória através de seus meios de expressão materiais ou imateriais é garantir às futuras gerações o direito a reconhecer e viver sua história.

A Constituição determina tal Direito, através da garantia à preservação dos “bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira” (C.F., Art. 216).

À oportunidade do 20º Dia Nacional do Patrimônio, celebrado desde 1998, em homenagem a Rodrigo de Melo Franco de Andrade, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) toma a iniciativa de promover o evento nacional em rede “O Brasil abraça o seu Patrimônio Cultural”.

A proposta é inspirada na iniciativa bem sucedida do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, incentivado pelo IAB RS, que abraçou o patrimônio em mais de 50 cidades daquele estado.
A intenção é que no dia 18 de agosto, sábado, nas diversas cidades do país, se realizem de forma articulada e simultânea ações no sentido de celebrar, usufruir e defender nosso patrimônio cultural, assim o “abraço” pode se dar de diferentes formas, desde o singelo abraço, até um ato cultural, de lazer, etc. e em diferentes espaços – edifícios, praças, entre outros.

Para isso, convidamos a sociedade, entidades e instituições da cultura para organizar os eventos locais e se articular à mobilização nacional “O Brasil abraça seu patrimônio cultural”. Os Departamentos e Núcleos do IAB estarão a disposição para colaborar na organização e divulgação.utm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *